Ilustração geológica 3D com computação gráfica

Geologia e desenho sempre andaram juntos. Qualquer ciência natural, desde o início, sempre se utilizou de ilustrações, croquis, plantas, mapas e tudo que for possível do ponto de vista gráfico.

Acho que é impossível traçar uma origem, ou a partir de que momento as ciências naturais passaram a se utilizar de desenhos para representar seus objetos de estudo, mas alguns exemplos históricos que acho muito interessantes são as famosas ilustrações de Leonardo Da Vinci sobre praticamente qualquer campo do conhecimento (sim, incluindo geologia!), as ilustrações de Darwin em A Origem das Espécies, e os desenhos de Copérnico em Das Revoluções das Esferas Celestes.

Para nós geólogos, os desenhos nas cadernetas de campo desde as primeiras aulas de campo (mesmo que seja só uma bola com cruzinhas para representar um matacão de granito, afinal é difícil pensar num desenho elaborado depois de passar o dia andando no sol…) são o início dessa relação com as ilustrações. Pela natureza “escondida” dos processos geológicos, que em geral se dão abaixo da superfície, e sempre em um período de tempo fora da nossa compreensão, os desenhos são essenciais.

Nos últimos anos, com a popularização de softwares 3D gratuitos e de código aberto (Exemplo: Blender 3D), além do aumento da potência das placas gráficas (GPUs – Graphics Processing Units), hoje é possível fazer em casa, sozinho (com muita dedicação), o que 30 anos atrás era exclusividade de estúdios de filmes de Hollywood.

O melhor exemplo recente que encontrei, da mistura entre geologia, computação gráfica e ilustrações de alto nível, são os trabalhos da Lina Jakaitė, uma geóloga da Lituânia que se dedica a este tipo de trabalho tanto profissionalmente como por hobbie!

Particularmente, por me interessar em computação gráfica, 3D e ser geólogo, estou sempre pesquisando sobre inovações juntando estas áreas, e para mim, os trabalhos da Lina são um padrão ouro em termos de ilustração em geologia. Com certeza há muitos livros extremamente bem ilustrados, mas até hoje não vi nada parecido com estas imagens (estou excluindo da comparação os trabalhos dos paleoartistas neste caso, que tem um nível excepcional de qualidade, e representam sim a geologia, mas tem como foco os seres vivos, e necessitam em geral de uma base em biologia e anatomia).

Acho muito legal que a Lina tem trabalhos que vão desde a escala micro, dos minerais, até a escala tectônica, representando muito bem o que é o pensamento geológico!

Espero com isso incentivar os geólogos e entusiastas de ilustrações e computação gráfica a buscarem elevar o nível de nossas representações da geologia. Representações sempre tão necessárias para comunicar os complexos conceitos geológicos aos colegas de trabalho de outras profissões e para o público em geral.

Seguem abaixo os sites da Lina Jakaitė e um link com uma entrevista dela:

https://strike-dip.com/

https://www.artstation.com/linajakait

https://sketchfab.com/blogs/community/lina-jakaite-creating-geological-visualizations-to-enhance-science-education/

https://www.3dblendered.com/interviews/when-geology-met-blender-3d/