Evolução dos metrôs ao redor do mundo

O artigo de hoje é curto. Na verdade é uma indicação de um canal do YouTube muito interessante que faz vídeos mostrando a evolução das linhas de metrô ao redor do mundo: Metro Liner.

Como o artigo se resume aos vídeos, vou deixar a reflexão antes dos vídeos: pode ser injusto comparar nossa evolução de metrô com países e cidades do primeiro mundo, como Tóquio e Londres (apesar de que na minha opinião, devemos sempre nos balizar pelo que há de melhor). Mas se olharmos para cidades que iniciaram seus metrôs mais ou menos na mesma época que São Paulo, como Cidade do México (início em 1969) e Seul (início em 1974), também não estamos bem. 

Como geólogos (e demais profissionais da área que detém conhecimento técnico sobre o assunto e áreas relacionadas, como engenheiros civis e arquitetos), estamos fazendo nossa parte? Ou devemos simplesmente aguardar que o governo inicie os empreendimentos para só então atuarmos com nosso conhecimento? Não temos nenhum papel em comunicar para a sociedade que devemos e temos capacidade (técnica e conhecimento) para estar em melhores condições?