Como gerar um KML/KMZ com suas fotos de campo georreferenciadas

Está com pressa? Clique aqui para ir direto ao ponto: baixar e utilizar o software GeoSetter

Clique aqui para ver como garantir que suas fotos de campo sejam georreferenciadas.

Um arquivo KMZ/KML (Google Earth) com fotos georreferenciadas é muito útil na hora de escrever um relatório, organizar fotos de campo, organizar dados de campo como uma caderneta de campo digital, ou mesmo enviar para o cliente as fotos em uma formato prático de usar.

Até alguns (muitos) anos atrás, o Google disponibilizava o software Picasa, que criava facilmente um KMZ/KML com as fotos georrefenciadas. Com a substituição do Picasa pelo Google Fotos, não há mais uma solução integrada com o Google Earth para gerar KMZ/KML, então o jeito é depender de programas de terceiros.

Felizmente, há uma alternativa gratuita, leve e fácil de usar: o GeoSetter. O programa oferece diversas configurações para geração de arquivo compatível com o Google Earth, em diversos tamanhos de fotos e com diversos tipos de informações, mas para mim, a melhor parte é poder fazer um download rápido, e com poucos cliques ter um arquivo com as fotos no Google Earth.

Caso você esteja usando um computador de empresa e precise solicitar a instalação de programas, faça o download do ZIP, é só descompactar e usar, sem instalação.

Abaixo, seguem o link para download do software e um vídeo mostrando em 3 minutos o download, instalação e uso do GeoSetter.

https://geosetter.de/en/download-en/